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Remoção da Válvula de Retardo da Embreagem DIY. Essencial para embreagens difíceis de engatar.

71K views 42 replies 17 participants last post by  saaiello21  
#1 ·
Esta não é uma nova modificação para o mundo Subie, mas decidi aplicá-la aos novos modelos.

Basicamente, os WRX de 02 não tinham isso instalado e pensava-se que estava a danificar as transmissões, então em 2003 a Subaru começou a instalar uma válvula para impedir que a embraiagem caísse tão rapidamente quando se faz uma queda de embraiagem. No início, esta era uma peça adicional, mas em 2006, foi integrada no interior do cilindro escravo da embraiagem.

O problema é que esta peça causa uma sensação inconsistente no pedal. E com embraiagens melhoradas, especialmente embraiagens de disco e disco duplo, o engate é muito mais áspero do que deveria ser porque o condutor não consegue controlar muito bem a embraiagem. Esta modificação irá reduzir significativamente a vibração em 6 discos e outras embraiagens agressivas. Esta modificação pode causar danos na transmissão se largar a embraiagem, por isso é uma modificação por sua conta e risco, mas é praticamente necessária se tiver muita vibração com a sua embraiagem melhorada. E o engate mais suave poderá prolongar a vida útil da sua transmissão numa embraiagem áspera. Até a Exedy recomendou esta modificação para as suas embraiagens mais agressivas.

Tempo de modificação cerca de 40 minutos, incluindo a purga do cilindro escravo da embraiagem por si mesmo. Mais rápido com um amigo.

Ferramentas necessárias

Soquete de 14 mm com extensão
Chave ou soquete de 24 mm.
Chave de 8 mm para purgar o cilindro escravo
Tubo de vinil transparente de 3/16" de diâmetro interno para purgar o cilindro escravo
Fluido de travão

Ferramentas opcionais necessárias para remover o TMIC, se aplicável, o TMIC do mercado de reposição pode exigir tamanhos diferentes.
Soquete de 12 mm
Soquete de 10 mm
Chave de fenda de porca de 8 mm, soquete ou chave de fenda de cabeça chata para braçadeira de rosca.

1. Remova o TMIC. Com a maioria dos FMIC, o cilindro escravo da embraiagem é acessível sem remover a tubulação.

2. Remova o parafuso banjo que vai do cilindro mestre da embraiagem para o cilindro escravo com o soquete de 14 mm. Existem arruelas em ambos os lados do parafuso banjo, não as perca. Levantei a linha para fora e acima do cilindro mestre para evitar que o fluido vaze.
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3. Se conseguir aceder a isto, solte o parafuso de 24 mm no cilindro escravo em direção à frente do carro. Pode fazer isto depois de removido, mas é bastante difícil e pode precisar de uma morsa para segurar o cilindro escravo para soltar esta porca, é mais fácil se ainda estiver aparafusado à transmissão. O parafuso de 24 mm está no lado esquerdo desta imagem.
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4. Remova o cilindro escravo da embraiagem removendo os 2 parafusos de 14 em cada lado do cilindro. Como mostrado nesta imagem.
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5. Remova o parafuso de 24 mm da parte de trás do cilindro escravo.
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6. Com este parafuso removido, pode agora ver as 3 partes da válvula de retardo da embraiagem. Uma placa de orifício de metal, um êmbolo de plástico e uma mola. Eles estão dispostos nesta ordem dentro do cilindro escravo.
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7. Agora é hora de colocar tudo de volta. Durante a remontagem. Não usará as 3 partes da válvula de retardo da embraiagem. Apenas o parafuso de 24 mm e o anel de vedação. Portanto, não precisará das 3 partes à direita desta imagem.
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8. Com o anel de vedação no lugar. Aperte o parafuso de 24 mm no cilindro escravo.

9. Instale o cilindro escravo, inverta como remoção. Aperte os parafusos de 14 mm na transmissão. Aperte também o parafuso banjo no cilindro escravo.

10. Agora é hora de purgar o sistema. Uma troca completa de fluido pode ser feita neste momento e requer apenas cerca de uma chávena de fluido.

10-1 Remova a tampa do cilindro mestre da embraiagem e encha com fluido.

10-2 Instale o tubo de vinil transparente sobre o parafuso de purga e passe o tubo para uma garrafa para recolher o excesso de fluido.

10-3 Com a chave de 8 mm, abra o parafuso de purga para purgar a pressão.

10-4 Empurre o pedal da embraiagem até ao chão, ele permanecerá no chão.

10-5 Aperte o parafuso de purga.

10-6 Levante o pedal da embraiagem até ao topo do curso

10-7. Repita os passos 10-3 a 10-6 até não haver bolhas de ar a sair do parafuso de purga. Ao passar por este processo, fique de olho no seu cilindro mestre da embraiagem para ter a certeza de que o fluido não cai abaixo da linha mínima no cilindro escravo ou novas bolhas de ar podem ser introduzidas. Isto será mais rápido com um amigo, mas, ao contrário da purga dos travões, pode ser feito por uma única pessoa, levará apenas cerca de 15-20 minutos para trocar completamente todo o fluido. Com um amigo, provavelmente 5 minutos.

11. Agora aproveite a sua nova embraiagem e um engate mais consistente e menos vibração.

Fiz esta modificação numa embraiagem de série e não senti muita diferença, se alguma, mas o meu amigo que vive com uma vibração muito má da sua embraiagem de mola ACT de 6 discos há um ano e meio notou uma grande melhoria na capacidade de condução e uma vibração muito reduzida. Nas palavras dele, 1000 vezes melhor. Espero que isto ajude alguns de vocês.
 
#8 ·
Meu Hyundai Tiburon GT também teve uma modificação DIY como esta. Fez uma boa melhoria em relação à configuração original. Bom artigo, Eric!
 
#9 ·
Eu sou o amigo com aquele 6-pucks tagarela. Vale CADA segundo que leva para fazer isso. O carro passou de algo que era "usável" a partir da parada e até na segunda marcha, para algo que minha esposa pode dirigir sem problemas. Resumindo, se você estiver usando uma embreagem mais agressiva do que a original, isso é OBRIGATÓRIO. Eu até fui longe o suficiente para enviar um e-mail para a ACT para dizer a eles que isso deveria estar em suas notas de instalação.
 
#10 ·
Acabei de fazer esta modificação no meu carro com uma embraiagem de origem e uma boa lavagem de valvoline dot4.

Eu acho que faz uma diferença significativa, especialmente em puxadas sequenciais de 2-3 mudanças. Você notará menos atraso.
 
#11 ·
Eu acabei de fazer esta modificação no meu carro com uma embreagem original e uma boa lavagem de valvoline dot4.

Eu acho que faz uma diferença significativa, especialmente em puxadas de marcha sequenciais 2-3. Você notará menos atraso.
Quanto mais eu dirijo meu carro, mais estou notando esse tipo de coisa, estou muito feliz com a modificação.
 
#12 ·
Acabei de colocar um disco de 4 pastilhas e estou seriamente a considerar fazer isso. Vou dar mais alguns dias para decidir se consigo lidar com o engajamento ou não. Até agora, realmente não parece tão ruim. Também não quero piorar a carga de choque do que já será com o disco de 4 pastilhas. Tenho a sensação de que será um destruidor de transmissão como está... Achei que agarrava muito bem em mudanças rápidas como era antes. Eu faria isso para reduzir a vibração (se eu acabar decidindo que isso é um problema).
 
#13 ·
Eu acabei de colocar um 4 discos, e estou seriamente considerando fazer isso. Vou dar mais alguns dias para decidir se consigo lidar com o engajamento ou não. Até agora, realmente não parece tão ruim. Também não quero piorar a carga de choque do que já será com o 4 discos. Tenho a sensação de que será um destruidor de câmbio como está... Eu pensei que agarrava muito bem em mudanças rápidas como era antes. Eu estaria nisso para reduzir a vibração (se eu decidir que isso é um problema).
A carga de choque só é pior se você soltar a embreagem de uma vez. Se você souber como arrancar e trocar de marcha, não mudará nada. O engajamento mais suave será realmente melhor para sua transmissão.
 
#14 ·
Se eu trocar de marcha sem usar a embreagem, acho que seria consideravelmente mais difícil para a transmissão com esta modificação. Suponho que ainda vale a pena colocar o controle nas minhas mãos, em vez de lidar com uma pequena mola controlando o engate da embreagem.
 
#16 ·
Não se você o tiver na próxima marcha, e a embreagem fora antes de as rotações caírem.

Além disso, estou fazendo isso sem SW neste momento, então não há correspondência de rotações, lol.

Mas eu entendo o que você está dizendo. Neste momento, o 4 discos não é tão ruim, mas ainda acho que vou fazer isso.
 
#18 ·
Muito bom artigo! Uma pergunta, no entanto, você realmente precisa tirar o cilindro escravo do carro para fazer isso ou é possível fazê-lo com ele instalado? Além disso, isso é completamente reversível, caso a nova sensação não seja o que se esperava.

E em uma nota um tanto semelhante, você já tentou remover a pequena mola auxiliar no pedal da embreagem para ver se isso trouxe alguma melhora na sensação da embreagem? É uma modificação muito popular entre os caras do 370 e G37. http://www.the370z.com/engine-drivetrain/36048-clutch-pedal-too-soft-no-feel-remove-helper-spring.html
 
#19 ·
Muito bom artigo! Uma pergunta, no entanto, você realmente precisa tirar o cilindro escravo do carro para fazer isso ou é possível fazê-lo com ele instalado? Além disso, isso é completamente reversível, correto, caso a nova sensação não seja o que se esperava.
Eu entrei para fazer a mesma pergunta! Você pode fazer isso com o cilindro escravo no carro? Se não houver espaço suficiente, você pode fazê-lo com o cilindro desparafusado, mas com o parafuso banjo ainda conectado? Há muito fluido que é perdido ao desmontar isso?
 
#20 ·
Pode ser possível fazer isso com o cilindro escravo ainda no carro, mas provavelmente não haverá espaço suficiente com a mangueira de retorno BPV. Mas você provavelmente perderá muito fluido dessa maneira. Você pode fazer isso sem remover o parafuso banjo, você só precisa levantar o cilindro escravo acima do reservatório para evitar perder muito fluido. Você não perde muito fluido, talvez algumas colheres de sopa no máximo com a remoção completa. Você provavelmente perderia ainda menos sem desfazer o parafuso banjo.
 
#21 ·
Obrigado pela explicação. Planejo desapertar o cilindro escravo, mas não desfazer o parafuso banjo.

Ao sangrar o sistema, você manteve o cilindro escravo desapertado e o segurou de forma que o parafuso de sangria fosse o ponto mais alto?
 
#22 ·
Obrigado pela explicação. Planejo desaparafusar o cilindro escravo, mas não desfazer o parafuso banjo.

Ao sangrar o sistema, você manteve o cilindro escravo desaparafusado e o segurou de forma que o parafuso de sangria fosse o ponto mais alto?
Você quer que o cilindro escravo seja parafusado ao sangrar. para que ele possa descansar contra o garfo da embreagem. caso contrário, seria difícil colocá-lo de volta. Pode ser possível fazer isso, mas não tenho certeza.
 
#29 ·
Excelente DIY :)

Eu planejo tentar isso quando eu desmontar essa área para colocar meu suporte do cilindro mestre GS. Recentemente, coloquei uma embreagem FX300 (que é segmentada, então não é tão difícil de trabalhar quanto os irmãos do disco), que é ótima 90% do tempo, mas pode ter um pouco de vibração quando está frio/ré/aleatoriamente. É perfeitamente dirigível, mas isso pode ser apenas um toque extra de suavidade.

Se você quiser trocar mais fluido do que o que é perdido durante a desmontagem/montagem, você continua sangrando o sistema? Ou seja, o mesmo que você faria em uma troca completa de fluido de freio?

-SJ
 
#30 ·
Se você quiser trocar mais fluido do que o que é perdido durante a desmontagem/montagem, você continua sangrando o sistema? Ou seja, o mesmo que você faria em uma troca completa de fluido de freio?
O que eu fiz foi usar uma daquelas seringas de peru de $1-$5, conectar uma mangueira pequena na extremidade e sugar o fluido velho do reservatório até o mínimo, encher o reservatório com fluido novo e então começar a sangrar. Acho que funcionou bem para mim
 
#31 ·
Acabei de remover a válvula de atraso e definitivamente vale os 30-40 minutos que passei a trabalhar nela (troquei todo o fluido ao mesmo tempo). Tenho uma embraiagem Clutchmasters fx400 6 puck e estava a ter um monte de vibração quando arrancava em primeira e, por vezes, em segunda. Agora, quase desapareceu completamente (só tenho vibração de vez em quando ao arrancar, provavelmente porque sou péssimo a conduzir). Parece que estou a conduzir com a embraiagem ACT HD Street novamente. Não removi completamente o cilindro escravo, apenas afrouxei o parafuso de 24 mm, removi os dois parafusos de 14 mm e apenas levantei-o e segurei-o acima do reservatório. Só pingou um pouco de fluido quando fiz isso.
 
#39 ·
Acabei de remover a válvula de atraso e definitivamente vale os 30-40 minutos que passei trabalhando nela (troquei todo o fluido ao mesmo tempo). Tenho uma embreagem Clutchmasters fx400 6 puck e estava tendo um monte de vibração quando saía em primeira e às vezes em segunda. Agora, quase desapareceu completamente (só tenho vibração de vez em quando ao sair. Provavelmente porque sou péssimo em dirigir). Parece que estou dirigindo com a embreagem ACT HD Street novamente. Não removi completamente o cilindro escravo, apenas afrouxei o parafuso de 24 mm, removi os dois parafusos de 14 mm e apenas levantei-o e o segurei acima do reservatório. Só pingou um pouco de fluido quando fiz isso.
OK. Agora tenho uma transmissão construída, então estou menos preocupado com a carga de choque e estou pronto para fazer isso. Se eu usar o método acima, terei que substituir o fluido?
 
#32 ·
Ainda estou pensando em fazer isso. Sangrei meus freios alguns dias atrás e ia fazer isso, mas não consegui soltar o parafuso grande com uma chave ajustável sem medo de arredondá-lo, então parei. Terei que comprar a ferramenta do tamanho certo. Minha embreagem de 4 pastilhas costuma ser um pouco áspera ao engatar a primeira marcha, então acho que isso ajudaria. Minha única preocupação é o aumento do choque na transmissão em mudanças bruscas...
 
#33 ·
Acabei de instalar o meu ACT 6 puck e isto é manteiga. Só um pouco pesado com um engate rápido.
Eu conduzi 3 3G's com este 6 puck instalado e eles eram horríveis de conduzir. A remoção da válvula de atraso da embreagem fez uma enorme diferença. Eu estava com medo de ter um 6 puck antes disso, agora estou satisfeito com a minha decisão.
 
#34 ·
Mais alguma reflexão sobre a carga de choque? Isso deve aumentar a carga de choque máxima possível, certo? Eu tenho o ACT HD e ACT 4 Puck. Deve ser ainda mais difícil do que um 6 Puck. Agora que se passaram algumas semanas, não é tão ruim assim. Estou preocupado que esta modificação coloque mais estresse na transmissão em mudanças de marcha extremamente fortes. Estou indeciso...